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** Bem Vindo **

domingo, 9 de dezembro de 2012

Pacote da Dilma é um cavalo de tróia




Mais um Cavalo de Tróia Portuário para os TPA's!
 

Quando Empresários e Governo Federal se unem não se pode esperar nada de bom para o trabalhador, em especial os (TPAs) Portuários. 

Lembremos como foi com o PL8 que se tornou a lei 8.630/93, o chicote estalou no lombo do trabalhador com o então presidente da Republica Itamar Franco e o seu Ministro da Economia Fernando Henrique Cardoso que em 1995 tomou posse da Presidencia sancionando a lei 9.719/98.

 
Já o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (LULA) nada fez a favor nem contra os Portuários, mas agora em 2012 o Sr. Jorge Gerdal convenceu a Presidente Sra. Dilma a alterar a Lei 8.630/93 com um novo pacote de medidas visando a competividade dos portos.

Ora, antes era para modernizar e reduzir custos, e quem pagou o preço foram os Portuários. Agora é para tornar os portos competitivos. Não é preciso ser vidente para saber que para ser competitivo tem que reduzir custos e nenhum patrão corta seus lucros para ser competitivo e sim, reduz salários e desemprega sobrando sempre para o lado mais fraco, o Trabalhador Portuário.

Na matéria abaixo a Presidente Dilma deixa bem clara as suas intenções: desonerar a folha de pagamento, capacitação, respeitar os direitos trabalhistas e resolver o impasse da aposentadoria especial. Que no português claro, é mais uma armadilha para os trabalhadores portuários em principal os Avulsos.

Os Portuários pagarão novamente o preço, desta vez para a competividade dos portos brasileiros.

É de suma importância que seja esclarecido para as Autoridades e a opinião pública algumas lendas e mentiras contadas por Empresários e Operadores portuários.
Tomemos por exemplo toda vez que se falou em baratear os custos nos portos os Armadores (Agências Marítimas), Empresários e Operadores Portuários sempre foram a público colocando a culpa na Estiva.

Sendo assim logo se deduzia que a categoria dos Estivadores era a responsável, certo?
Não. Errado!
Na realidade é a “estivagem” a culpada. E o que vem a ser estivagem?
Estivagem é toda a logística de certa carga, do ponto de origem até seu destino final.
É sua armazenagem, carregamento, frete com caminhão ou trem, descarregamento, armazenagem no porto e embarque no navio.

Um exemplo claro é com o contêiner, em média o Armador (dono da carga), paga R$ 500,00 para o Operador Portuário embarcar ou descarregar cada contêiner cheio ou vazio com guincho do navio ou portainer.
Já o estivador recebe por cada contêiner cheio R$ 3,20 (0,64%) e R$ 0,90 (0,18%) pelo vazio.

Tomemos como base o embarque de um carro popular exportado para a Argentina que em sua nota de fabrica sai por R$ 16.000,00. O Estivador recebe para embarcar, dirigir e estaciona-lo, tomando todos os cuidados para não bater ou arranha-lo, míseros R$ 0,20 a unidade.

Para que as Autoridades não ajam com injustiça novamente com os trabalhadores portuários é preciso que seja mostrado o Manifesto de carga (BL), onde consta todo o custo com a carga.

Aí sim estariam diante dos verdadeiros culpados pelos altos custos com a movimentação de cargas nos portos brasileiros.

Em 1995 para o Brasil ser aceito como país membro da OIT, a Convenção 137 foi aprovada no Congresso, Senado e sancionada pelo então Presidente da Republica Sr. Fernando Henrique Cardoso.

Nela diz que todo porto que sofrer modernização ou automatização, o trabalhador portuário deverá se beneficiar com o mínimo de renda ou de trabalho, se possível os dois. Mas a Convenção 137 nunca foi levada a serio e nenhum sindicalista denunciou o Brasil na OIT por descumprimento.

Tal denuncia protegeria os trabalhadores portuários e colocaria o Brasil em uma saia justa com a ONU.

Tampouco as Autoridades ousaram criar uma CPI dos portos, pois em si, na maioria estão por trás de algums arrendamentos de áreas portuárias usando alguns Operadores Portuários como laranjas para ganharem rios de dinheiro.
Com este pequeno detalhe fica fácil entender o porquê de tanta omissão.
Agora vem a Presidente falar que irá garantir os direitos dos trabalhadores, como?
Se já não garantiram no passado,  desrespeitando e passando por cima da Constituição, CLT e OIT. Como acreditar que respeitem agora!

A desinformação sempre foi à alma do negócio para os Operadores, Empresários e Autoridades que através dos meios de comunicação passam suas inverdades jogando a opinião publica contra os trabalhadores portuários.
 
Autor: Marco Antônio S. Seabra.
............
 

Pacote de portos vai criar regras claras, diz Dilma!

A presidente Dilma Rousseff disse que o governo tem clareza de que é preciso oferecer segurança jurídica para os contratos na área de portos. Segundo ela, considerando os que estão vigentes, há contratos com boa, razoável e inexistente segurança jurídica. "Por isso, as mudanças que estamos fazendo no marco regulatório têm como objetivo criar regras claras e precisas, que atraiam a iniciativa privada, para termos um quadro melhor de operação", afirmou, ao lançar o Programa de Investimento em Logística no setor portuário.

Dilma disse que haverá dois regimes diferentes de exploração, um para a infraestrutura pública e outro para a infraestrutura privada. A expectativa é de que as novas regras vão acelerar os processos de concessão e arrendamento e permitir a movimentação de cargas de terceiros em terminais de uso privado. "Não consideramos correta essa distinção, porque, de certa forma, ela cria um monopólio que não tem sustentação em razões econômicas." A presidente disse que não haverá mais cobrança de outorga para o setor portuário.

A presidente afirmou esperar que o pacote trouxesse uma "explosão" de investimentos para expansão e melhoria dos portos públicos, em parceria com o setor privado. Segundo ela, serão R$ 54 bilhões em investimentos, em arrendamentos e terminais de uso privado. "São investimentos combinados, públicos, e que prospectamos na área privada, que estão no forno e podem ser viabilizados", afirmou. "Dificilmente será menor, mas pode ser um pouco maior."

Segundo Dilma, o objetivo é desmontar a burocracia e tornar o serviço público mais eficiente. Ela pretende exigir cumprimento de metas e resultados das Companhias Docas.

Trabalhadores

A presidente informou ainda que os trabalhadores do setor portuário não perderão nenhum direito trabalhista. "Estamos assegurando que vamos atuar como na desoneração da folha, quando queríamos reduzir o custo do trabalho, que nenhum direito trabalhista será retirado", disse. Ela afirmou ainda que determinou aos ministros que promovam a capacitação dos profissionais da área e destacou o Pronatec como um dos instrumentos de profissionalização no setor. E garantiu que irá "resolver o problema conflituoso da aposentadoria".


Autor: Por Renata Veríssimo, Anne Warth e Eduardo Rodrigues

 
“O único problema é que a Presidente esta totalmente desinformada ou se faz de esquecida, pois na desoneração da folha a Constituição, CLT, Normas e Convenções da OIT foram sim desrespeitadas”.


"De tanto ver trinnfar as nulidades,
  De tanto ver crescer as injustiças,
  De tanto ver agigantar os poderes nas mãos dos maus,
  O homem chega a desanimar-se da virtude,
  A rir da honra,
  A ter vergonha de ser honesto".

Rui Barbosa.

 

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