
O superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, assinou o contrato para início da obra. Representantes sindicais de todas as categorias de trabalhadores que atuam em Paranaguá participaram do ato. A obra, orçada em R$ 114 mil, vai pavimentar seis mil metros quadrados de área.
“Estamos atendendo a um pedido de longa data dos trabalhadores. Nossa intenção é estender cada vez mais esta parceria, trabalhar para oferecer aos TPAs as melhores condições de trabalho possíveis”, afirmou Maron.
Para o presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná, Antônio Carlos Bonzato, a construção do pátio de estacionamento vai melhorar a segurança dos trabalhadores. “O superintendente, ao assinar a contratação desta obra, está tirando um grande risco que todos os trabalhadores sofriam. Só temos que agradecer”, disse Bonzato.
Durante a cerimônia, o superintendente anunciou ainda que a Appa vai começar a desenvolver projetos para dispor, ao longo do cais, de múltiplas entradas para os trabalhadores portuários avulsos. Hoje, todos os TPAs só podem entrar no cais por apenas uma entrada. “Faremos diversos acessos, todos com controle, obedecendo as normas de segurança, para facilitar a vida dos trabalhadores”, explicou o superintendente.
O cais do porto de Paranaguá tem quase três quilômetros de comprimento. Para que os TPAs possam se locomover ao longo do cais, a Appa disponibiliza dois ônibus que levam e trazem os trabalhadores durante o dia todo. Com as entradas múltiplas, a necessidade de deslocamento dos TPAs ficará menor.
Fonte: De A Tribuna On-line
No Porto de Santos
Atualmente o porto de Santos, conta com 10 km da margem direita e 3,5km da margem esquerda num total de 13,5 km.
O único estacionamento que os TPAs e os funcionários das empresas no porto têm, fica localizado na Avenida dos Portuários no Posto de Escalação do OGMO-Santos (P3) com 50 metros que cabe aproximadamente 50 carros. Para uma dimensão de 12 mil TPAs, isso não é nada.
Um local sem nenhuma segurança a onde ocorrem diversos furtos e roubos de automóveis.
Na maior parte do tempo o TPA tem que deixar seu veiculo na rua em lugares irregulares, mas a CODESP e a Prefeitura sedem cada vez mais espaços aos Operadores Portuários.
Exemplo, é o Terminas 35 da Libra que no seu muro com a Av. Portuária de 720 metros, acabaram com o acostamento que servia de estacionamento e cercaram com correntes fazendo um corredor exclusivo de caminhões.
Já o terminal de passageiros localizado no armazém 25 conhecido como “Santa” com 500 metros, conta com 2 estacionamentos com aproximadamente 230 metros.
A Guarda Portuária agora proibe os carros de estacionarem na rua do Posto de escalação o P2, ou seja não resta ao TPA muito lugar para estacionar.
Isso sem mencionar o Posto de escalação P1,este não tem mesmo local para estacionar.
É, e o porto de Paranaguá só tem, quase 3 km!