A polêmica das sacolinhas plásticas esta em alta é claro que precisamos fazer algo a respeito do futuro para o nosso meio ambiente.
Porem é preciso analisar o real objetivo da APAS - Associação Paulista de Supermercados se é pra salvar o meio ambiente ou aumentar os seus lucros.
O Sr. Carlos Varandas presidente da APAS disse em entrevista ao Jornal Atribuna 1ª edição do dia 03/02/2012, que não pode fornecer cartuchos de papel porque a 20 anos houve a discursão do desmatamento e que eles estão pensando no meio ambiente.
Ora que desculpa mais esfarrapada, hoje há fazendas de eucalipto, próprias para a produção de celulose.
Melhor contar outra historia Sr. Carlos Varanda, vejo em suas entrevistas que o Sr. não convence a si mesmo, o dificil é encarar à verdade que a APAS quer mesmo é gerar maiores lucros para seus associados.
Não consigo acreditar que tem gente que acreditou nesta farsa ideológica do capitalismo da APAS em conjunto com a oligarquia do Governo Estadual de São Paulo, arquitetada por prepotentes e cínicos que pensa que o povo e cego e não tem capacidade de discernir quando estão sendo saqueados.
Sabemos que o valor das sacolinhas já é agregado nos produtos à venda nas prateleiras, com essa campanha os supermercados deixam de fornecer as sacolinhas para os clientes. Não vão abater os R$ 0,19 centavos nas mercadorias e passam a cobrar em média R$ 0,19 centavos por cada sacolinha .
O lixo vai continuar o mesmo e em vez de usar as sacolnhas iremos usar os sacos de lixo.
Sendo que o pacote de sacos para Lixo “Super Forte DOVER ROLL” 30 Litros com 30 unidades, vendido no supermercado Pão de Açúcar é vendido por R$ 26,64.
O interessante até aqui é que o consumidor passara a pagar 0,20 centavos se não levar a sacolinha e 0,40 centavos se decidir levar a sacolinha e se resolver levar o saco de lixo vai pagar R$0,88 cada.
Ou seja estamos pagando duas (2) vezes pela sacolinha, isto é capitulado como crime econômicono pelo Código Penal brasileiro (Título II, Capítulo VI, Artigo 171), é estelionato!
Mas vamos considerar que realmente a APAS esteja com as melhores das intenções, supomos hein!
A APAS então deve em seguida retirar as embalagens de isopor ( 80 anos ) e plástico filme ( 30 a 40 anos) dos frios, carnes e embutidos.
Os sacos plásticos (mais de 30 a 40 anos para se decompor) para ensacar verduras, legumes e frutas.
Causaria mais efeito e credibilidade se a APAS obrigar seus fornecedores a retirada todas as embalagens plásticas de seus produtos, será?
Tem também as embalagens longa vida o nome já diz tudo (Treta Packer) que contem alumínio (mais de 100 anos para se decompor) em seu revestimento tais como leite, extrato de tomate, ervilha, milho etc.
As garrafas de vidro das bebidas quentes e a famosa long neck bem gelada que leva 4.000 anos para se decompor e sua tampinha 15 anos.

E imaginem só a APAS e o Governo do Estado obrigando a Coca-Cola e outras companhias de refrigerantes a abolirem a garrafa PET.
É mais fácil acreditar em Saci-pererê.
Deveriam também parar de vender pneus, pois os mesmos são tão nocivos ao meio ambiente que ninguém conseguiu estabelecer o tempo de sua decomposição.
TESTE
Fizemos uma compra em um supermercado muito conhecido e encontramos um total de:
31 sacolas plásticas.
04 latas de conservas.
06 garrafas PETs.
01 embalagem plástica de creme dental.
06 embalagens plásticas macarrão instantâneo Miojo.
01 embalagem plástica do pão de forma
04 bandejas de isopor dos frios, carne e milho.
04 plásticos filme das bandejas de isopor.
10 sacos plásticos para legumes, frutas e verduras.
01 embalagem plástica da margarina.
01 embalagem plástica do papel higiênico.
02 embalagens plástica do feijão.
10 embalagens longa (Treta Packer).
01 embalagem plástica farinha de trigo.
51 embalagens poluentes mais as 31 sacolinhas plásticas.
Resumo da historia, em uma compra exitem mais embalagens poluentes do que sacolinhas!
É fácil desviar o foco para sas sacolinhas, né!
Em média 90% dos produtos comprados nos supermercados são embalados com plástico, então o certo seria embalar em cartuchos de papel como era feito até nos anos 80'.É evidente que esta historia das sacolinhas visa apenas o bem estar financeiro dos supermercados e não do planeta ou do consumidor.
E é claro que o consumidor esta sendo iludido por grandes empresários pela mídia e meia dúzia de hipongas naturalistas cegos e ingênuos.
por M.A.S.